quarta-feira

Conhecendo mais sobre as artes na marcenaria


E falando mais sobre o assunto tratado aqui alguns posts atrás, hoje venho mostrar como funciona uma máquina moderna e ainda não muito comum em marcenarias. A CNC é uma máquina computadorizada que reproduz o seu projeto na madeira com perfeição, deixando um acabamento perfeito no seu trabalho. Daí você me pergunta, mas é realmente necessário uma máquina dessas? Bem a resposta é sim e não. Sim porque como ja disse o trabalho fica perfeito e não porque existem máquinas que podem ser operadas manualmente como as serras tico-tico e de serra de fita, onde o acabamento e os  cortes não são precisos.
Bem deixarei de falar agora para mostrar um vídeo de como essa belezinha trabalha.





Vejam como fica a peça depois de pronta, essa cadeira é para crianças de até 7 anos e pode ser encontrada aqui.

Qualquer peça com ou sem recorte pode ser feita nesta máquina que corta até 30mm de espessura, vantagem que ela leva sobre as máquinas de corte a laser em termos de custo e capacidade de corte.








Na marcenaria de artesanatos o uso de máquinas diversas é muito maior que na marcenaria de móveis. Temos a serra circular que corta peças retas e esquadrejadas, as serras de fita e tico-tico que fazem os recortes e também a CNC, torno para trabalhar as madeiras naturais, lixadeira, a tupia que faz os acabamentos arredondados ou desenhados no topo das madeiras, a furadeira de bancada, plainas para retirar o excesso e desengrossadeiras que endireitam as madeiras naturais deixando-as retas e alinhadas. Ufa!!! se alguém lembrar de mais alguma máquina que esqueci me avisa, porque além das máquinas existem muiiiitas ferramentas maunais que ainda se usam muito como as furadeiras e parafusadeiras, compressores para ferramentas pneumáticas como os pinadores e grampeadores e etc. 
Credo, até estou parecendo instrumentista de centro cirúrgico de tanta coisa que temos. Imagino até a conversa:

__ Passa o alicate!!  
__ Sim, doutor. rsrs

Bem, sei que o assunto esta chato e monótono e que estou aqui falando blá-blá-blá, então vou deixar aqui dois links para vocês verem tudo que estou falando e mais um pouco, boa quarta-feira a todos e até o próximo post com mais Marcenaria Rio Preto e Oficina Encontro com a Arte.

https://www.facebook.com/clubedeartesfeitoamao
www.oficinaencontrocomaarte.divitae.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficaremos felizes com seu comentário!
Obrigada!