segunda-feira

História do Macramê

BOM DIA!!!!!

Hoje vamos falar um pouco sobre uma técnica de artesanato muito antiga e que está novamente em alta. O MACRAMÊ

A origem do nome MACRAMÊ é turca, (MIGRAMACH) e significa: franjas e tramas ornamentais e decorativas.  Provavelmente, esse nome se deu por conta dos tecelões turcos do século XIII d.C., os quais faziam muitos trabalhos com franjas em toalhas barradas.


Os Nós eram trançados desde o início do período neolítico, para vestimento e para armazenamento de comida. Alguns dizem que o entrelaçamento de fibras deu origem aos primeiros utensílios têxteis. 




Portanto, apesar de ter sido criado oficialmente, como técnica, na região da atual Turquia, estudos indicam que o Macramê era utilizado na China, na Mesopotâmia e no Egito por volta do ano 3.000 a.C.. No Museu Britânico, encontra-se um barrado assírio registrado como a peça mais antiga de Macramê, datada em 2000 a.C., feita com cipó, vime, couro e até mesmo capim.


Durante a Idade média essa técnica já estava na Europa, trazida pelos navegantes e marinheiros árabes. 

O Macramê atravessou os anos sendo esquecido por alguns e resgatado por outros.



É uma arte decorativa que consiste em atar fios em diversos tipos de nós apenas utilizando as mãos. O Macramê é feito basicamente de dois tipos de nós e suas variações: o ponto Macramê e o ponto Festonê. Utilizando-se estes dois pontos pode-se criar uma grande variedade de outros pontos secundários. 


Para fazer o Macramê é preciso fios e as mãos, auxiliado às vezes por alfinetes ou por uma base onde se prende os fios. Os fios podem ser de vários tipos e espessuras e de qualquer material que permita a amarração, tal como cordões, cordas, linhas, fitas e outros. Também podem ser utilizados, junto com os nós, vários objetos para decorar o trabalho, como bolinhas decorativas para entremeios, sementes perfuradas e strass. Outros produtos, de acordo com a finalidade do trabalho, como alças para bolsas e fivelas para cintos, podem ser facilmente associados ao Macramê. 

Existem peças em macramê que são verdadeiras obras de arte. 

Nós da Handmade  estamos presentes nesse universo de fios e cordas. Na loja Umsnart você encontra peças para decoração e acessórios, todas trançadas em MACRAMÊ!!!

http://www.umsnart.com.br/



Fonte: http://www.dezenovevinte.net/arte%20decorativa/aa_macrame.htm     
              http://thetextileblog.blogspot.com/2010/07/macrame-decorative-work.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficaremos felizes com seu comentário!
Obrigada!